HSAÚDE apoia coleta móvel de sangue e cadastramento de medula óssea em Matão
No próximo dia 23 de março de 2019 o Hemocentro de Ribeirão Preto estará em Matão, no IMMES – Av. Tiradentes, 629 – Centro, das 7h00 às 12h00, distribuindo até 200 senhas para coleta de sangue. O Hemocentro também estará preparado para fazer até 150 cadastramentos para possíveis doadores de medula óssea. O HSaúde está apoiando o evento junto ao IMMES, e também junto às empresas matonenses.
Mais uma vez contamos com a generosidade da população matonense para que esta ação obtenha sucesso.
* IMPORTANTE: Neste ano não haverá agendamento para doação de sangue. Essa iniciativa utilizada no ano passado visava organizar o fluxo de pessoas, mas, segundo o Hemocentro de RP, os agendamentos acabavam comprometendo as coletas, porque muitos que agendavam não compareciam, e os que não agendavam, ficavam aborrecidos por não poderem realizar a doação pela falta de agendamento. Por isso quem vier, além da atitude generosa de doar o seu sangue, precisará ter paciência para aguardar a sua vez.
* O Hemocentro de RP possui um serviço móvel de coleta de sangue que envolve mais de 200 cidades atendidas, onde moram mais de 4 milhões de habitantes. A cidade de Matão, recebe a visita desse serviço móvel duas a três vezes por ano.
* O Hemocentro de RP é responsável por 33% do abastecimento de sangue no Estado de São Paulo. É uma área de abrangência muito grande, por isso, o serviço de coleta móvel não consegue atender os municípios a todo o momento. Por recomendação técnica, as visitas às cidades não podem manter um intervalo menor do que quatro a cinco meses.
* Diante da escassez de recursos e diminuição da equipe de trabalho, o Hemocentro RP está pedindo para as cidades enviarem doadores até o hemocentro. A coleta móvel realizada pelo Hemocentro RP movimenta uma equipe de 20 profissionais, e uma diversidade de materiais e equipamentos, que implica em riscos e gastos elevados. O deslocamento dos voluntários até o Hemocentro facilitaria o trabalho da equipe, que faria uma coleta mais segura de material, de forma menos dispendiosa.
* Uma bolsa de sangue – 400 a 450 ml – pode produzir diferentes hemocomponentes (hemácias, plaquetas, plasma). O volume sanguíneo se recupera em 24 horas, é um procedimento seguro, não prejudica o doador, e ainda pode salvar quatro vidas.
* Quem não puder ir doar sangue no dia 23/3, poderá ir diretamente no Hemocentro de Ribeirão Preto, à Rua Prof. Hélio Lourenço – Campus da USP, Ribeirão Preto – SP. Horário de atendimento para doação de sangue: – de segunda a sexta-feira das 7h às 13h; – sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30. Facebook: @hemocentrorp E-mail: doador@hemocentro.fmrp.usp.br
Se preferir, poderá agendar a doação no Hemocentro pelo telefone 0800 979 6049. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.