O HSAÚDE apoia o Julho Amarelo, que visa conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A, B, C, D e E).
– Hepatite A é a que tem o maior incidência. Essa hepatite está relacionada exclusivamente às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e cura sozinha. Existe vacina para esse tipo de hepatite.
– Hepatite B é o segundo tipo com maior número de casos. A Hepatite B possui maior transmissão pelo contato sexual, mas também pelo contato sanguíneo. Existe vacina para a hepatite B, mas a melhor prevenção é o cuidado com a higiene, em especial no contato sexual, em que é recomendado o uso de preservativo.
– Hepatite C é transmitida principalmente pelo contato sanguíneo. A Hepatite C é considerada uma das maiores epidemias da humanidade, bem superior ao HIV. Como não existe vacina para a Hepatite C, ela é uma das principais causas de transplantes de fígado. Essa hepatite não tratada pode causar cirrose e câncer de fígado.
– Hepatite D ocorre somente em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. Por isso, a vacinação contra a hepatite B pode proteger contra a eventual infecção com a hepatite D.
– Hepatite E é transmitida por via digestiva, por isso é altamente contagiosa. Esse tipo de hepatite não se torna crônica. É necessário um cuidado especial com as grávidas, pois sua infecção pela Hepatite E pode avançar para formas mais graves da doença.
O Ministério da Saúde estima que 0,7% da população brasileira, entre 15 e 69 anos, teve contato com o vírus da hepatite C, o que corresponde a aproximadamente 1 milhão de pessoas. Desses, estima- se que quase 700.000 pessoas tenham a doença e necessitam de acompanhamento e tratamento.
Em Matão, para informações sobre vacinação, procure o Centro de Saúde II Dr. Salvador Toledo Galvão, na Av. 28 de Agosto, 465 – Centro. O atendimento é das 8h00 às 17h00. Telefones (16) 3383-4900 ou 3383-4901.
Fique atento: faça seus exames e consulte um médico especialista. A prevenção é um ato de cuidado com a vida.
(Fonte: Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos http://spb.org.br/julho-amarelo-prevencao-e-controle-das-hepatites-virais/ )