O HSAÚDE apoia uma ação social inédita para ajudar pacientes em fase de recuperação pós COVID.
A pandemia do novo coronavírus já atingiu mais de 196 milhões de pessoas, com mais de 4,19 milhões de mortos no mundo (dados de 30/07/2021). No Brasil a doença já atingiu quase 20 milhões de pessoas, com mais de meio milhão de mortos.
Além das mortes que tem causado, a COVID-19 está deixando milhões de sequelados, dos mais variados níveis de gravidade. Perda de olfato e de paladar, hipertensão, problemas neurológicos, respiratórios, esses são apenas alguns sintomas conhecidos para quem passou pela doença.
Nem todos conseguem se recuperar totalmente das sequelas pós COVID. A recuperação é lenta, e em muitos casos, a dificuldade é arcar com os custos de um tratamento pós-COVID, que pode envolver exercícios físicos, terapias e tratamentos, muitos inalcançáveis para a maioria das pessoas.
Pensando nisso, o Vereador Davison Sensei procurou Marcelo Prado (Mazão) da Secretaria de Esportes do Município de Matão, e trocando ideias, resolveram reunir os proprietários de academias de ginástica de Matão para unirem forças e realizarem algo em favor da população local.
O projeto denominado de Academia Solidária tem uma proposta simples: habilitar as academias matonenses a atenderem gratuitamente pessoas com sequelas severas ou graves da COVID-19.
De acordo com o Vereador Davison Sensei, “optamos por criar primeiramente um grupo de estudo, para quantificarmos a melhoria disso, para informar a população, envolvendo cada etapa do processo de recuperação. Será criado um relatório disso. Já foram 3 semanas de estudo, no dia 24/7 foi uma reunião presencial para definirem o protocolo de avaliação que será adotado (anamnese). Estamos criando os testes para serem aplicados à população, e depois será definido o protocolo para treinamento físico, ou seja, qual intervenção física será aplicada aos pacientes. Finalmente esses protocolos serão implementados nessas academias”, explica Davison.
Marcelo Prado (Mazão), da Secretaria de Esportes do Município, disse que “nós, das academias de Matão, todos os colaboradores e professores, desejamos ser essenciais na vida da comunidade como saúde pública”. Por isso todo esse cuidado e dedicação na organização dessa atividade.
Para viabilizar esta ação social, as academias estão se estruturando, e um passo importante foi a contratação do Professor Cássio Mascarenhas, graduado em Educação Física pela Fundação Educacional de São Carlos, Mestre em ciências fisiológicas na Universidade Federal de São Carlos, doutor em ciências nutricionais pela UNESP de Araraquara, e atualmente docente na UNIARA.
Para o Professor Cássio, “nós elaboramos esse curso, num primeiro momento, para embasar o pessoal (das academias) do ponto de vista conceitual em relação ao que é a doença em si, a COVID, e fundamentalmente o que é a pós COVID, ou a COVID persistente, e seu conjunto de sintomas, desde aqueles que tiveram sintomas mais leves, moderados, e até os severos, que necessitaram de hospitalização ou até intubação. A partir do entendimento desse quadro clínico da pós COVID-19, nós vamos para o segundo momento teórico-prático, que a partir desse quadro, como intervir com o retorno desse paciente ao reinício de suas atividades, e num segundo momento, como conduzir o processo de treino nos primeiros três meses desse retorno. Porque são pacientes de alto risco, principalmente os que tiveram complicações mais severas da doença. Necessitamos de um conjunto de cuidados para que tenhamos um maior número de benefícios e nenhum risco para esse conjunto de pacientes”, esclareceu o Professor.
O diretor do HSAÚDE Dr. Neto Kfouri disse que “é com muito orgulho que podemos colaborar com esta nobre iniciativa. Estamos vivendo um momento sem precedentes na nossa história pessoal, onde observamos muita ansiedade e tristeza. Muitos foram perdidos para a doença, com enorme e doloroso custo de vidas, porém muitos dos que venceram o Covid-19 não o fizeram sem prejuízos funcionais e psíquicos. Este olhar, que agora a Academia Solidária está direcionando, vem de encontro com a missão de nosso plano de saúde, que é cuidar de pessoas. Parabenizo a todos pela nobre iniciativa!”
O HSAÚDE está conectado às necessidades da população!