Atualmente, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas diabéticas, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo.
O Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro; Foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença:
alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca),
AVC (derrame),
complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.
O diabetes é uma doença crônica e de alto custo mundial. É caracterizada pela elevação da glicose no sangue, chamada de hiperglicemia. Essa elevação da glicose pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação da insulina, que é um hormônio produzido no pâncreas.
A grande maioria dos casos está dividida em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.
Diabetes Tipo 1 – Em geral costuma acometer crianças e adultos jovens, mas pode ser desencadeado em qualquer faixa etária. O início é relativamente rápido (alguns dias até poucos meses). Sintomas como sede, diurese e fome excessivas, emagrecimento, cansaço e fraqueza. Se o tratamento não for realizado rapidamente, os sintomas podem evoluir para desidratação severa, sonolência, vômitos, dificuldades respiratórias e coma.
Diabetes Tipo 2 – Representa cerca de 90% dos pacientes diabéticos. A instalação do quadro é mais lenta e os sintomas – sede, aumento da diurese, dores nas pernas, alterações visuais e outros – podem demorar vários anos para se apresentarem. Se não reconhecido e tratado a tempo, também pode evoluir para um quadro grave de desidratação e coma. Nesse tipo de diabetes, há associação com aumento de peso e obesidade, acometendo principalmente adultos a partir dos 50 anos. Contudo, observa-se, cada vez mais, o desenvolvimento do quadro em adultos jovens e até crianças. Isso se deve, principalmente, pelo aumento do consumo de gorduras e carboidratos aliados à falta de atividade física.
O HSaúde, em parceria com o Lions Clube de Matão, realizarão no sábado, dia 28 de novembro de 2020, das 8h00 às 12h00, uma ação visando a prevenção e combate do Diabetes. É uma forma de chamar a atenção para esse grave problema.
A tenda do HSAÚDE e Lions Clube ficará na Praça Leônidas Calígula Bastia, ao lado do MOTOTAXI.
Profissionais de enfermagem estarão medindo a glicemia da população gratuitamente.