Considerada um dos mais graves problemas de saúde pública do século XXI, a obesidade é uma das principais causas de morte evitáveis em todo o mundo.
Várias entidades médicas internacionais já classificaram a obesidade como sendo uma doença. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a obesidade como um problema crônico, que necessita de tratamento específico e de longo prazo.
A obesidade é definida como o excesso de gordura, o que pode ser muito prejudicial à saúde. A pessoa é considerada obesa quando o seu índice de massa corporal, também conhecido como IMC, é superior a 30 kg/m2. Esse índice é calculado dividindo-se o peso da pessoa pelo quadrado da sua altura. O IMC situado entre 25–30 kg/m2, é considerado como excesso de peso, ou seja, é um alerta de que a pessoa está bem próxima do estado de obesidade. A obesidade aumenta a probabilidade de ocorrência de várias doenças, destacando-se as cardiovasculares, diabetes do tipo 2, apneia do sono, incluindo alguns tipos de cânceres, dentre outros.
No dia 11 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos ajudam a prevenir esse mal, e de várias outras doenças crônicas.
O HSAÚDE apoia o 11 de outubro e recomenda: mantenha o controle de seu IMC e glicemia. Faça exames periódicos.
Temos especialistas que podem ajudá-lo a prevenir e combater as doenças causadas pela obesidade.