O 27 de setembro foi instituído pela Lei nº 11.584/2007. Essa data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. Acima de tudo incentivar as pessoas a conversarem sobre este assunto em seu círculo de relação, em especial a família.
O assunto ainda é polêmico, existe pouca adesão a esse tema, por isso a necessidade de conhecimento e conscientização.
O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto.
A Comissão Intra Hospitalar de Transplantes do Hospital Carlos Fernando Malzoni promove anualmente campanha Setembro Verde na instituição. Essa é uma forma de conscientizar os seus colaboradores e a comunidade sobre a importância da doação de órgãos. O HCFM também atua na abordagem e captação.
No site do Ministério da Saúde você encontra todas as informações relacionadas à doação de órgãos e tecidos (clique)Ministério da Saúde .
Doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Em muitas situações, o transplante de órgãos pode ser única esperança de vida para pessoas que precisam de doação. Pense nisso!