A Terapia Ocupacional é uma profissão que tem um papel muito importante na saúde e na vida do ser humano de qualquer faixa etária. A missão do terapeuta ocupacional é promover saúde e bem-estar de pessoas com problemas físicos, sociais, emocionais, sensoriais e motores. Por intermédio de tecnologias, planos de reabilitação e adaptação social, o terapeuta ocupacional ajuda o indivíduo a conquistar autonomia, facultando sua integração à vida social.
Para atuar nessa área, o terapeuta ocupacional precisa ser graduado em Terapia Ocupacional e ter registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO). O dia 27 de outubro é o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional.
A nossa querida terapeuta ocupacional Monique Salata nos traz um relato sobre sua trajetória na área até aqui:
A Terapia Ocupacional na minha vida
Em 2008 me formei no curso de Terapia Ocupacional pela UNIARA, e logo vi a necessidade de estender meus conhecimentos em uma área de atuação que me identifico muito e atuo até hoje. Então fiz a pós graduação em Neurologia na UniSALESIANO; em 2016 vi a necessidade de me aprimorar na área de ortopedia, então fiz minha segunda Pós Graduação pela UfsCar. Logo que me formei encontrei maiores oportunidades de emprego no Paraná, onde fui muito bem acolhida e permaneci trabalhando lá por 5 anos, pude absorver grandes experiências em APAEs, instituições de reabilitação de pessoas com deficiência visual e surdas. Atualmente resido em Matão, sou colaboradora do HSAÚDE, atendo desde crianças a idosos, com deficiências, transtornos e ou limitações congênitas ou adquiridas ao longo da vida, sendo elas ocorridas por acidentes ou limitações nas funcionalidades e no nível de participação de suas Atividades de Vida Diária. Amo ser Terapeuta Ocupacional, me identifico com seus valores, sendo eles a humanização e o olhar diferenciado ao indivíduo, profissão que cuida do cotidiano e do fazer humano!
O HSAÚDE cumprimenta Monique Salata e todos os profissionais da área de Terapia Ocupacional!