De acordo com a antropóloga americana Margaret Mead (1901 – 1978) o primeiro sinal de civilização numa cultura antiga foi a descoberta de um fêmur quebrado e cicatrizado. Segundo ela, no reino animal, aquele que quebrava a perna tinha poucas chances de sobrevivência. Sem poder fugir do perigo, ou caçar, ou até mesmo ir beber água, a falta de mobilidade era fatal diante de um predador.
A explicação era simples: Nenhum animal sobrevive com uma perna quebrada por tempo suficiente para o osso sarar.
Por isso, de acordo com Mead, um fêmur quebrado que cicatrizou é evidência de que alguém teve tempo para ficar com aquele que quebrou, tratou da ferida, levou a pessoa à segurança e cuidou dele até que se recuperasse.
“Ajudar alguém durante uma dificuldade é onde a civilização começa” disse Mead.
O raciocínio de Margaret Mead nos convida a várias reflexões, mas um fato que devemos destacar é a importância dos ossos e das articulações na vida humana desde os seus primórdios.
Tanto no início da civilização como na atualidade, esses elementos do corpo humano necessitam de cuidados e preservação.
Cuidar da saúde relacionada aos ossos, os músculos, ligamentos e articulações:
Esta é a especialidade médica chamada ORTOPEDIA.
Os ortopedistas podem melhorar a qualidade de vida das pessoas, ajudando a corrigir algumas deformidades, aliviar dores e deixar o corpo o mais saudável possível.
No Brasil, um fato que marcou a especialidade da ortopedia foi a fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em 19 de setembro de 1935. O Dia do ortopedista foi criado em homenagem à essa instituição. Pela sua expressão e relevância na área da ortopedia, a SBOT tornou-se uma das maiores instituições de Ortopedia e Traumatologia da América Latina, e uma das maiores do mundo.
Outra entidade de destaque relacionada à ortopedia é o INTO – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, vinculado ao MINISTÉRIO DA SAÚDE, criado em 1994. O INTO é uma referência no país para tratamento cirúrgico ortopédico de alta complexidade, exclusivo aos pacientes do SUS. É também o único hospital brasileiro a integrar a International Society of Orthopaedic Centers (ISOC), que congrega os 19 melhores centros de ortopedia no mundo.
Conheça o site do INTO (clique), que oferece amplo material para cuidados e tratamentos em várias áreas da ortopedia, com excelentes manuais e cartilhas para download.
O HSAÚDE tem uma equipe especializada nessa área, pra cuidar da sua ferida ou quebradura até sarar.
PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS DA ORTOPEDIA!