No dia 17/11 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Essa data deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2003, na Austrália. O objetivo inicial era chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
Esta é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos.
Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
O câncer de próstata não apresenta sintomas no início, e quando os sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas mais comuns na fase avançada são dor óssea, vontade de urinar com frequência, constatação de sangue na urina.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é fazendo exames para se obter o diagnóstico precoce. É recomendável fazer exames a partir dos 45 anos. o médico que cuida dessa doença é o urologista, que tem experiência para avaliar alterações da glândula. Os exames mais importantes são o exame de toque retal e também de PSA. Por intermédio deles é possível detectar a doença precocemente.
Veja as orientações do médico urologista Dr. João Sérgio de Carvalho Filho a respeito dos cuidados com a saúde do homem: