HSAÚDE PRESENTE
No dia 14 de novembro de 2020 o Hemocentro de Ribeirão Preto (RP) esteve em Matão para a última coleta de sangue do ano.
A unidade móvel do Hemocentro RP utilizou as instalações do IMMES – Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior, com uma equipe de 20 funcionários, das 7h00 às 15h30.
Por causa da pandemia da COVID-19, a organização teve que repetir a estratégia utilizada no HSAÚDE em junho/2020, para que a coleta de sangue ocorresse sem aglomeração, preservando a segurança dos doadores, mas também dos trabalhadores. Por conta disso, a coleta não foi divulgada à população. Doadores frequentes foram contatados por telefone e agendados. Com horários estabelecidos, não houve aglomeração.
Todos os locais foram previamente preparados para que as pessoas ficassem distanciadas.
Distanciamento em todos os detalhes. Cuidado absoluto com a segurança.
A recepção foi feita com a aferição de temperatura de todos antes de adentrarem nas dependências do IMMES.
Recepção com medição de temperatura registrada, e uso obrigatório de máscara.
Ainda preocupados com a segurança, o Hemocentro disponibilizou 150 horários de coleta, ao invés das 200 senhas que tradicionalmente são distribuídas. As vagas foram divididas entre instituições e empresas, que tiveram papel importante no agendamento de candidatos. O HSAÚDE, a Associação Tiago Rocha, a Marchesan e a Baldan se destacaram nesse quesito.
Todos os esforços resultaram numa coleta de sangue bem organizada.
Sala de coleta funcionando com 8 macas.
Contudo, o resultado dessa coleta foi surpreendente: Dos 150 agendamentos, foram atendidas 146 pessoas, e coletadas 134 bolsas de sangue, ou seja, um aproveitamento de 92%, um percentual nunca alcançado desde que iniciaram o registro histórico das coletas de sangue. O Hemocentro também cadastrou 8 possíveis doadores de medula óssea.
Halana e o marido Leonardo foram doar sangue antes da festa de matrimônio do casal.
Halana Lima da Silva (foto acima) tinha casamento marcado no dia da coleta, mas fez questão de ir doar sangue, e levou o marido Leonardo Napeloso da Silva para doar também. Doação de sangue de manhã, e casamento de tarde.
Equipe da ETEC de Matão prestando valioso apoio à coleta de sangue.
O sucesso do serviço de coleta móvel do Hemocentro RP deve-se em grande parte à dedicação de empresas e entidades matonenses que apoiam a coleta de sangue, unindo forças com o Hemocentro RP: O IMMES que cedeu as instalações, o HSAÚDE e Associação Tiago Rocha participaram de toda a organização, logística e agendamento; a Agência Transfusional do Hospital Carlos Fernando Malzoni e ETEC enviaram equipe de apoio para triagem, a Marchesan e Baldan colaboraram nos agendamentos de doadores, e ainda o Lions Clube de Matão ofereceu almoço aos colaboradores do Hemocentro RP. Cada um oferecendo o seu melhor.
Equipe do Lions Clube de Matão entregando almoço para os trabalhadores do Hemocentro.
Os doadores matonenses, mais uma vez, fizeram a diferença nesse grandioso gesto de solidariedade.
Quem não participou da coleta de sangue no dia 14 de novembro, e deseja fazer parte dessa grande família, pode ir diretamente no Hemocentro de Ribeirão Preto, à Rua Prof. Hélio Lourenço – Campus da USP, Ribeirão Preto – SP. Horário de atendimento para doação de sangue: – de segunda a sexta-feira das 7h às 13h; – sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30.
Facebook: @hemocentrorp E-mail: doador@hemocentro.fmrp.usp.br
Se preferir, o candidato pode ainda agendar a doação no Hemocentro pelo telefone 0800 979 6049. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Assista à matéria feita pela TVM sobre o evento: