Olhos – Além de ser um dos sentidos mais importantes, a visão necessita de alguns cuidados para se manter saudável.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Muitos desses casos tratam-se de cegueira e deficiência visual. Fato é que, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados.
Dia 10 de julho é o dia da saúde ocular. Essa data tem o objetivo de alertar a população para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares, que por falta de cuidados podem levar à perda da visão.
Principais doenças oculares
1) conjuntivite aguda bacteriana É reconhecida pela vermelhidão, secreção aquosa, mucosa ou purulenta.
2) conjuntivite aguda viral É é reconhecida pela vermelhidão, lacrimejamento e pouca ou nenhuma secreção; às vezes pode ocorrer hemorragia.
3) tracoma É uma conjuntivite crônica, reconhecida por vermelhidão ocular, que pode levar à cegueira. Deve ser tratada por oftalmologista;
4) catarata É a opacificação do olho (cristalino). É reconhecida pela alteração de cor da pupila, que pode variar entre o cinza e o branco. Acarreta a perda gradativa da acuidade visual, porém sem dor. Deve ser tratada por meio de cirurgia pelo médico oftalmologista;
5) glaucoma É o aumento da pressão intraocular. Deve ser diagnosticada e tratada pelo oftalmologista.
O exame oftalmológico não é um dos mais procurados e a busca por esse exame está atrelada a casos de pessoas que já estão com alguma complicação. Essa cultura de buscar ajuda só quando necessário deve ser combatida e avaliações rotineiras devem se tornar hábito para todos.
Com o plano HSaúde, você conta com diversos profissionais de Oftalmologia, para te ajudar na prevenção e diagnóstico.